ARQUIVO BLOG

Cinep e prefeituras selecionam candidatos para vaga na Fiat



O Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), definiu, na manhã desta sexta-feira (10), as datas para a execução do processo de pré-seleção de 1,2 mil paraibanos, que serão capacitados profissionalmente, visando vaga na construção da fábrica da Fiat, no município de Goiana, em Pernambuco. O processo será voltado para quatro municípios paraibanos: Alhandra, Caaporã, Pitimbu e Pedras de Fogo. Todos os trâmites da pré-seleção devem ser concluídos até o dia 10 de março.
As primeiras cidades a realizarem a pré-seleção serão Caaporã e Pedras de Fogo, já no sábado, dia 25 de fevereiro. Alhandra e Pitimbu vão pré-selecionar logo em seguida, no dia 3 de março. Os cursos a serem oferecidos se dividem nas oito funções solicitadas pela empresa, sendo elas: ajudante, armador, carpinteiro, motorista de veículos pesados, motoristas de veículos leves, pedreiro, pintor e servente.
As definições foram acertadas durante reunião geral da Cinep com representantes do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), as quatro prefeituras dos municípios envolvidos, Sistema Nacional de Emprego na Paraíba (Sine-PB), secretarias de Estado da Educação (SEE) e de Desenvolvimento Humano (Sedh), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), e representantes do Sistema S. Esses dois últimos serão responsáveis pela realização dos cursos de capacitação.
No total, a Fiat deve contratar sete mil pessoas, sendo 800 o número de vagas destinadas à Paraíba. A pré-seleção será estendida a 1,2 mil candidatos, para ficar com uma margem de segurança, caso ocorram desistências, por exemplo.
Segundo a titular da Sedh, Maria Aparecida Ramos, o problema do Brasil é que nunca o desenvolvimento econômico é aliado ao social. “É importante que a gente garanta a essas pessoas a oportunidade de se colocar no mercado. Para isso, temos que cadastrá-las o quanto antes, pois as entidades que vão oferecer os cursos só poderão entrar nesse processo com as pessoas cadastradas, até para qualificar quem de fato necessita de capacitação”, explicou.

Pré-seleção – Como critério básico para participar do processo, o público-alvo deve estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal. Para a diretora presidente da Cinep, Margarete Bezerra Cavalcanti, o processo de pré-seleção dos candidatos representa um grande desafio. “Vamos definir os critérios de seleção de forma bem clara, fazendo um perfil de cada ocupação, para que as pessoas saibam em que se cadastrar”, explicou.


O Sine-PB será responsável pela pré-seleção de candidatos. Nos próximos dias, as prefeituras ficarão encarregadas de convidar a população de cada município para participar da pré-seleção. Entidades do Sistema S, juntamente com o IFPB, vão desenvolver os cursos, em parceria com as prefeituras. “Os gestores municipais têm que acompanhar de perto todo o processo, sobretudo para garantir a participação dos alunos nos cursos”, acrescentou Margarete. As prefeituras e as ofertantes da capacitação vão alinhar os detalhes para analisar onde e como os cursos poderão ser oferecidos.

Pronatec – Os recursos para as capacitações serão oferecidos pelo Governo Federal, pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). De acordo com Jaqueline Paula Leite Paz, uma das representantes do Brasil Sem Miséria, do MDS – e que também estava na reunião –, o Brasil está vivendo uma situação nova, com muita oferta de emprego e pouca gente capacitada para ser contratada. “Estamos com recursos disponíveis para qualificar mão-de-obra nessas quatro cidades, pensando, inicialmente, na etapa de construção da fábrica da Fiat, que deve durar cerca de três anos, e depois na própria montadora. Para isso, é fundamental o apoio do Estado e dos municípios”, disse.
Como critério básico, o Pronatec é desenvolvido em cidades com mais de 100 mil habitantes. Entretanto, o MDS vai abrir exceção para os quatro municípios paraibanos – que, juntos, somam, aproximadamente, 82,4 mil pessoas, conforme dados do IBGE –, para que a população local seja beneficiada. “Vamos ouvir de cada município os prazos que eles precisam para efetuar os cadastros no Pronatec. Queremos que as coisas aconteçam de fato, por isso estamos aqui para viabilizá-las da melhor maneira possível”, assegurou Joana Nemoto, também representante do Brasil Sem Miséria, do MDS.

David/Secom-PB

 

Bório rebate Nonato e diz que Estelizabel é única que veio dos movimentos sociais

Pâmela Bório
A primeira-dama do Estado Pâmela Bório mais uma vez expressou sua opinião com relação à pré-candidatura de Estelizabel Bezerra e Nonato Bandeira através das redes sociais, o Twitter, nesta sexta-feira (10). Ela disse que Estelizabel é a candidata do Governo e que votaria em que ela quisesse porque é livre pode falar o que pensa.
“Voto em quem quiser independente a política de Ricardo, não estou filiada a partido. Voto em quem quiser, sou jornalista e livre posso falar o que quiser”, disse Bório.
Tuitadas de Pâmela
Pâmela disse um dia após Nonato declarar em reunião com a imprensa que é pré-candidato a prefeitura de João Pessoa, mesmo que o governo lance Estelizabel.
De acordo com Bandeira a sua pré-candidatura surgiu de maneira espontânea pelos partidos aliados do governador e do prefeito Luciano Agra (PSB) com os movimentos sociais.
Bório respondeu: “Só para lembrar: Estelizabel é a pré-candidata de Ricardo Coutinho. Ela é a única que veio dos movimentos sociais e possui experiência de gestão”, disse em seu Twitter.
O governador Ricardo Coutinho por enquanto, mantém a pré-candidatura de Estelizabel Bezerra e alerta que o PT está sendo precipitado, afirmando que está muito cedo para decidir sobre o candidato a vice-prefeito
Da Redação

 

Prefeito diz que desiste de reeleição em João Pessoa por decisão pessoal

Couto chama Cartaxo de “mentiroso” e diz que Executiva Nacional não apoia candidatura própria

Declarações de deputado foram feitas durante o manifesto do PT municipal em defesa da candidatura de Estelizabel

O deputado Luiz Couto (PT) voltou a ratificar, nesta sexta-feira (10), apoio do diretório municipal do PT em João Pessoa a pré-candidatura da secretária de Planejamento, Estelizabel Bezerra, a prefeita. Couto voltou a criticar a Direção do PT estadual, por defender candidatura própria, e chamou o pré-candidato do partido, Luciano Cartaxo, de “Pinóquio”, insinuando que ele é mentiroso.
As declarações de deputado foram feitas durante o manifesto do PT municipal, em defesa da candidatura de Estelizabel, que está sendo realizado no Hotel Nobile Inn Royal no bairro de Tambaú.
Na última quarta, em contato com a reportagem, Luciano Cartaxo disse que a Executiva nacional do PT vê sua pré-candidatura como viável para ganhar as eleições na Capital. No entanto, hoje Couto disse que “não há nenhuma chance, a menor hipótese da tese de candidatura própria ganhar”.
Apesar da afirmação, Couto acrescentou que “nada está definido, mas ressaltou que a Nacional apoia a aliança com o PSB, como faz em outros Estados”.

Da Redação (Foto de Aguinaldo Mota)

 

Luciano Agra comentou a carta-renúncia publicada no sábado (14).
http://www.dercio.com.br/static/images/dynamic/images_blog/luciano_agra_e_amigos_1.jpg.554x318_q85_crop.jpg

 

Em sua primeira aparição pública, nesta segunda-feira (16), após desistir da candidatura à reeleição, o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PSB), foi enfático e disse que a decisão foi totalmente pessoal. Ele afirmou que não sofreu qualquer tipo de pressão para desistir da disputa pela prefeitura neste ano. Luciano Agra comentou a carta-renúncia publicada no sábado (14), durante uma série de vistorias às obras que estão sendo realizadas pela prefeitura.
saiba mais
Luciano Agra também disse à imprensa que precisa de mais tempo para se dedicar à administração e as obras da prefeitura da capital. “Quero continuar focado na gestão”, enfatizou. “O mundo não acabou, a luta continua”, concluiu o prefeito.
Sobre o nome do candidato do PSB para o pleito de 2012, Agra disse que ainda não há uma definição. Ele informou que só após debates internos com os partidos aliados é que vai se manifestar sobre o assunto. A previsão do presidente do partido, Ronaldo Barbosa, é que após o dia 20 deste mês haverá uma reunião definitiva que deve divulgar o nome.
Ronaldo Barbosa disse que os cotados do partido para assumir a candidatura no lugar de Agra são: a secretária de Planejamento de João Pessoa, Estelizabel Bezerra; o vereador Ubiratan Pereira; o secretário estadual de Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia, João Azevedo; e a diretora da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), Emília Correia Lima. “ São nomes experientes e que conhecem a cidade”, afirmou Barbosa.

  Candidato a prefeito de Pitimbu é mais sujo do que pau de galinheiro

  
O vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Pitimbu Marco Aurélio (2009/2010), conhecido como 'Marquinho é 10' que também é pré-candidato a prefeito de Pitimbu pelo PRB, foi processado pelo atual presidente do Poder Legislativo de Pitimbu Elcias Azevedo Silva, sob a acusação de ter cometido diversos crimes: - falsidade ideológica; - peculato; - inserção de dados falsos em sistema de informações; - extravio, sonegação ou inutilização de livro ou documento e, - desvio de pagamentos de salários de vereadores.
Na denúncia 'Marquinho é 10' é acusado de ter dado desaparecimento ao Livro de Atas e de Presença, além da "documentação contábil referente ao período compreendido entre setembro de 2009 e dezembro de 2010".
Diz ainda a denúncia que 'Marquinho é 10' quando era presidente da Câmara Municipal de Pitimbu teria desviado pagamentos dos vereadores Genildo Barros dos Santos (FUBA), Emília de Araújo Santos (BIBI) e, Luiz Costa de Souza (IRMÃO LUIZ), pois, segundo a denúncia 'Marquinho é 10' teria falsamente endossados os respectivos cheques e depositado em outras contas que, obviamente não eram as dos vereadores. "tudo, em claro prejuízo financeiro ao Erário Público, e, ao que parece, em benefício do Representado".
A Ação pede a condenação de Marquinho é 10 com base nos artigos 299, 312, 313-A, e 314, todos do Código Penal Brasileiro, cujas penas previstas são severas. Conforme consta na petição do presidente Elcias Azevedo Silva para o crime de extravio, sonegação ou inutilização de livro ou documento a pena varia de 01 a 04 anos e para os crimes de falsidade ideológica, peculato, inserção de dados falsos em sistema de informações, o Código Penal prevê para cada crime penas que variam de 02 a 12 anos de reclusão.
A Juíza de Direito da Comarca de Caaporã atendendo ao requerimento da Promotora de Justiça da Comarca de Caaporã Dra. Cassiana Mendes de Sá, determinou a remessa do processo à Delegacia de Polícia Civil de Pitimbu para que seja instaurado o competente inquérito policial, objetivando a apuração de toda a denúncia formulada pelo atual presidente da Câmara Municipal de Pitimbu Elcias Azevedo Silva.

Da redação/Blog do Tião

 Deputado do PT faz pronunciamento em defesa de Manoel Junior em Brasília


João Paulo, que foi prefeito de Recife duas vezes, foi especialmente à reunião para prestar sua solidariedade

Reunidos para votação nessa quarta-feira, 21, deputados federais membros da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) prestaram solidariedade ao colega Manoel Junior (PMDB) que na semana passada teve que enfrentar uma série de especulações envolvendo seu nome após ser indicado para Ministro do Turismo abriu os trabalhos com um breve relato dos acontecimentos. “Dar explicações é um dever íntimo não só com a minha família, com minha mãe que tem oitenta anos e não passou bem nesses últimos dias, como também com os Senhores, mas não vou descansar enquanto não provar minha inocência. Agora eu vou até o fim”, desabafou.


O deputado João Paulo Lima (PT-PE) foi especialmente à reunião para prestar sua solidariedade. O petista que já foi prefeito de Recife por duas vezes reforçou a capacidade de Manoel Junior para ser prefeito de João Pessoa e disse que este é só mais um teste em prol de “vôos” muito maiores.


“Quero prestar minha solidariedade ao nosso Presidente [Manoel Junior preside a CDU] e lembrar que na política é assim, e talvez seja por isso, que ela [a política] seja uma das principais artes, pois possibilita transformar para o bem ou para o mau a vida das pessoas e muitas vezes, nos coloca em situações extremamente difíceis que exige muito de nós”, declarou o petista. “Por isso, estou aqui prestando a minha solidariedade a Manoel Junior e dizer que o mais importante agora, é levantar a cabeça”, finalizou.


O deputado João Arruda (PMDB-PR) falou da necessidade de se rediscutir no Congresso, uma regulação para a Imprensa e afirmou não ter dúvidas de que o critério para a Presidente Dilma Rousseff não ter escolhido Manoel Junior para Ministro do Turismo obedece a outros critérios que não, a carreira do político.


O Deputado William Dib PSDB/SP também saiu em defesa de Junior e criticou a exposição do nome do Parlamentar paraibano na mídia. “Pode até ser no rodapé, mas imprensa precisa se retratar, conte com o nosso apoio para qualquer ação nesse sentido”, falou Dib.


O Vice-Presidente da CDU, Deputado Roberto Britto PP/BA, foi veemente ao observar a gravidade do fato de um parlamentar da Câmara usar a prerrogativa do cargo para resolver diferenças partidárias naturais na vida política. “Eu conheço você, mas, acho que nesse caso não pode haver perdão afinal de contas Você tem uma carreira brilhante que não pode ser maculada por essa ação irresponsável, sou solidário!”, reforçou Britto.


Bruna Furlan, do PSDB/SP lembrou que a forma como as desavenças políticas encontram na imprensa, respaldo para prejudicar pessoas de bem é desumana, uma realidade que ela conheceu de perto. Filha do Deputado Rubens Furlan ela lembrou um ditado que o Pai lhe dizia em momentos de turbulência. “A mentira dá volta ao mundo enquanto a verdade nem tem tempo de se vestir, o Senhor tem toda a nossa solidariedade e respeito”, reforçou a Deputada.


Críticas à forma como a imprensa noticia a política partidária também deu a tônica à manifestação Deputada Rosane Ferreira. “Eu sou totalmente favorável à liberdade de imprensa, mas a maneira como os jornalistas trabalham a política partidária é um desserviço à população, o Senhor é maior!”, protestou a parlamentar que se disse indignada com os fatos. Já o Deputado Heuler Cruvinel DEM /GO ressaltou que quem perde é o País “que deixou de ter um Ministro com a desenvoltura e a capacidade do Senhor”.


O Deputado Adrian PMDB/RJ concordou. “Estou entristecido, o Senhor é uma das pessoas mais sérias e competentes que conheço”, endossou Adrian. O Deputado Mauro Mariani PMDB/SC, quis apresentar uma visão otimista dos fatos e lembrou a Manoel Junior que o seu destino está traçado. “Tenho certeza que o povo da Paraíba que saiu ganhando por que o Senhor ainda será prefeito, e um grande prefeito, da Capital João Pessoa!”.

Da redação com assessoria

 

Caça à toga: PF está no encalço de magistrado acusado de vender sentenças


O assunto é sério e deve ser tratado com toda seriedade que o assunto exige. Um magistrado de importante tribunal na Paraíba estaria sendo alvo de uma investigação que vem chocando o mais experiente agente da Polícia Federal.
Ele é acusado de negociar, de forma aberta, propinas para dar sentenças ou influenciar julgamentos em favor da fonte pagadora.
O método é o mais simples: procurado pela parte interessada, o magistrado oferece salvação por um valor determinado e cumpre a promessa logo em seguida. Os acordos são fechados, algumas vezes, em movimentado shopping de João Pessoa.
O método quase sempre o mesmo. O magistrado caminha normalmente com o réu e faz a proposta. Geralmente, R$ 100 mil para casos de médio porte. Há quem queira pagar uma parte antes e outra apenas com o final do julgamento.
É nesta hora que o magistrado usa o que mais sabe fazer: o poder de persuasão. E afirma que o pagamento “à vista” serve também pra fazer frente a despesas com funcionários do tribunal e com colegas magistrados.
Uma gravação no melhor estilo Arruda (ex-governador do Distrito Federal preso por receber propina) deve complicar a vida do magistrado, que poderá, muito em breve, estar no banco dos réus. Sendo julgado por julgar corruptamente.
Da redação com o Blog deLuís Tôrres

 

MP aumenta valor da indenização do terreno da Acadepol; veja quanto será pago ao Governo 

 http://www.dercio.com.br/static/images/dynamic/images_blog/acadepol.pb_1.JPG.554x318_q85_crop.jpg

O promotor Leonardo Pinto, do Patrimônio Público, disse durante entrevista por telefone ao programa Correio Debate, da 98 FM (Rede Correio Sat) que o valor da indenização referente a permuta dos terrenos de Geisel e Mangabeira subiu de R$ 6 milhões para R$ 11 milhões e 800 mil.




Os valores acrescidos e estão num Termo de Ajustamento de Conduta - TAC assinado entre o Governo da PB, as empresas envolvidas no negócio e o Ministério Público, na última sexta-feira (16).
Outro item incluído no TAC foi a obrigatoriedade da construção do shopping Mangabeira, que não tinha no prejeto de Lei do Executivo, aprovado na Assembléia Legislativa do Estado.
O promotor Leonardo Pinto, explicou que foi feita a análise da permuta dos terrenos e a conclusão do Ministério Público foi de que a transação é legal.
Quanto ao questionamento sobre o terreno da empresa Futura já pertencer ao governo do Estado, o promotor explicou que foi feito um acordo de venda entre as partes sob a condição de que fosse construído no local um equipamento que gerasse desenvolvimento social, cujo prazo para início das obras era até 2014.
Conforme o promotor, como o valor da compra do terreno do Geisel já teria sido pago ao Governo e houve uma antecipação para este ano do início obras (mesmo que não mais no terreno do Geisel e sim no da Acadepol), não teria havido descumprimento do contrato.
Obras no Geisel - A Assessoria de Imprensa do Manaíra Shopping, cujo proprietário é um dos empresários envolvidos no empreendimento de permuta dos terrenos, informou que as obras de construção da Acadepol no terreno do Geisel começam dentro de 15 dias.
Já as obras do Mangabeira Shopping devem começar dentro de três a quatro meses.
Este fim de semana foi feito o cadastramento dos trabalhadores interessados em participar das obras dos dois equipamentos. Cerca de 6 mil pessoas foram inscritas durante os dois dias de cadastramento. 
A previsão é de sejam selecionados de 800 a mil operários para trabalhar nas duas obras.
A permuta - O acordo de permuta do terreno da Acadepol em Mangabeira e do terreno da empresa Futura no Geisel prevê a troca das áreas para a construção do Shopping Mangabeira (na área atual da Acadepol) e a construção de um novo prédio onde funcionará a Academia de Polícia, a Central de Polícia e o Instituto de Polícia Científica-IPC (no terreno do Geisel). Além disso o governo do Estado receberá R$ 11 milhões e 800 referentes a uma indenização pela diferença de valores entre os dois terrenos.

 

 

Porque será ninguém fala a favor de Manoel Junior?


Estranho, muito estranho esse silêncio dos ditos amigos do deputado Manoel Júnior diante de tudo o que fizeram com ele. Junior é um deputado do PMDB, dos mais votados, tido e havido como o amigo do peito dos homens do seu partido, mas levaram ele ao escracho nacional e ninguém fez nada. Digo ninguém e peço perdão, pois o presidente do PMDB, Antonio de Souza, publicou uma notinha de nada, um parágrafo só, na qual empresta lacônica solidariedade ao filiado.
Mas cadê os outros?
Não vi Zé Maranhão se pronunciar, muito menos Vitalzinho, menos ainda Veneziano, tampouco o ainda senador Wilson Santiago. Na Assembléia Legislativa o mutismo foi geral, silêncio de cemitério, de velório de defunto sem família, desprezado, jogado às traças, aquele que não tem quem segure a alça do caixão.
Por que tudo isso?
Será que estão repetindo o que fizeram com Ney Suassuna? Todo mundo se lembra do caso. Ney era o Deus do PMDB, aquele que pagava as contas, financiava as campanhas, dava estrutura para comícios, distribuía carros de som, arcava com a compra das camisetas e ainda se encarregava de contratar as mocinhas para segurar nos paus... das bandeiras.
Mas bastou Ney ser citado no escândalo das ambulâncias para virar bandido. Até palanque lhe foi negado. No célebre comício da Lagoa, com Lula presente, Ney não teve o direito de subir para dar adeus ao povo. Ficou na margem e, como sabemos, perdeu a eleição pra Cícero Lucena.
Não será demais pensar que estão fazendo a mesma coisa com Manoel Júnior. Esse silêncio diz tudo. E sem Mane no páreo, claro que fica mais fácil negociar o apoio ao dito Caboclinho de São José de Piranhas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...